psicologia do transito
PSICOLOGIA
ANA PAULA
DENNYS RODRIGUES
JULIANA LOURENÇO
NEIDE LUCENA
THAIMARES VIVIANE
VERA PIOVESAN
PSICOLOGIA NO TRANSITO
MARINGÁ
2014
DENNYS, JULIANA, NEIDE, THAIMARES E VERA
PSICOLOGIA NO TRÂNSITO
Trabalho apresentado para a disciplina de psicologia geral trabalho acadêmico da unufamma faculdade metropolitana de Maringá como requisito para obtenção de nota parcial 1 semestre
Prof : Me. Keila Mari Gabriel
MARINGÁ
2014
Sumário
1 Introdução
Esse trabalho visa sobe o desenvolvimento da psicologia e sua forma de atuação no transito, para formação de condutores com capacidade psíquicas para conduzir.
2 Psicologia e trânsito? Mais o que isso tem a ver?
A psicologia do trânsito é uma especialidade pouco conhecida, mesmo tendo suas raízes antigas.
Foi na década de 1920, quando assim se iniciou a aplicação de testes psicológicos para a seleção de pessoas e orientação profissional na área de transportes.
Por meio das avaliações os psicólogos pretendem de certa maneira colaborar para a segurança no trânsito, atestando que os candidatos estão em condições de perceber e reagir aos impulsos do trânsito.
A psicologia do trânsito estuda então o comportamento das pessoas que partilham do trânsito então podemos dizer que todos os envolvidos no trânsito, direta ou indiretamente. Assim nota-se que são assuntos da psicologia do trânsito os motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas, engenheiros de tráfegos e instrutores do trânsito.
Assim, a psicologia do trânsito busca a pesquisar as causas que determinam os comportamentos neste sistema, de que maneira eles se manifestam, bem como os diversos aspectos psicológicos e sociais que relacionou esses comportamentos.
Sua finalidade majoritária é