Territórios pesqueiros
CURSO- LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
DISCIPLINA- SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS PESQUEIROS
PROFESSORA- CLARISSA LOBATO DA COSTA
ALUNA- NATÁLIA DO VALLE CAVALCANTE CÓDIGO- LB1111031-21
Da apropriação da Natureza à construção de territórios pesqueiros
São Luís- MA
06/12/2011
Resumo
O texto tem por objetivo abordar a importância da questão território com relação às atividades pesqueiras, mas primeiramente se faz necessário estabelecer significado ao termo “território”. Levando em consideração explicações já existentes e comparando-as, chega basicamente a:
Território pesqueiro é todo e qualquer local, de abrangência em área e volume que sofra influência pesqueira ou de seus agentes, desde retirada, transporte, morada e etc.
O artigo mostra a necessidade de um reconhecimento legal de todo ambiente que apresente tais características, para que assim ocorra uma melhor atitude no que diz respeito à organização para um uso consciente, equilibrado, sustentável e satisfatório.
Posteriormente o autor exemplifica citando situações onde pela falta de controle por parte do Estado os próprios habitantes e usuários do meio, através de uma relação normalmente histórica de apropriação e uso da terra estabelecem normas, regras estabelecidas por associações comunitárias.
Padrões a serem seguidos a fim de encontrarem um bom senso comum e evitar discursões, desentendimento ou mesmo uma guerra interna, os chamados “Acordos de pesca” como na Amazônia e Ceará. Alguns chegam a requisitar a ajuda de outros órgãos como o IBAMA, como na região da praia Redonda- CE, Mas que acabou sendo de um alto custo pela exigência de equipamentos para equipe do IBAMA. Alguns chegam a vigiar seu território e leis de uma maneira tão simples e desequipada em vários aspectos que acaba por ser insatisfatória.
Outras questões que causam transtornos são a maricultura, carcinocultura marinha e a