Pesca Artesanal no rio São Francisco
Possuindo sua nascente geográfica na Serra D’água, estado de Minas Gerais, o “rio da integração nacional” é considerado o terceiro maior rio brasileiro, patenteando uma grande disponibilidade de água doce do Nordeste. São ocupados, aproximadamente, 8% do território nacional numa extensão de 2.700km, dos quais englobam 504 municípios representados pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Entretanto, “Na sua composição territorial, a bacia do São Francisco é formada por seis Estados da Federação”. (MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, 2011).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2008) o rio São Francisco é, devido a sua tamanha extensão, subdividido em 04 segmentos: Alto São Francisco, que inclui das nascentes até a cidade de Pirapora em Minas Gerais, correspondendo a 17,5% da bacia; Médio São Francisco que segue de Pirapora a Remanso no Estado da Bahia, do qual concentra a maior extensão da bacia com 53%; Sub-Médio São Francisco, que se estende de Remanso até Paulo Afonso no Estado da Bahia, banhando também Pernambuco, representando 24% de sua área total, e o Baixo São Francisco, sendo sua menor extensão, dos quais inclui, Alagoas e Sergipe correspondendo a 5,1% do rio.
Em águas são franciscanas a pesca artesanal possui uma das principais atividades econômicas, contudo há outros aspectos que propiciam a utilização desse grande volume de água, como por exemplo: na agricultura, navegação, geração de energia elétrica, turismo,