Processo de trabalho e processo de valorização
CAPÍTULO V:
PROCESSO DE TRABALHO E
PROCESSO DE VALORIZAÇÃO
5.1. O processo de trabalho
5.2. O processo de valorização
Processo de trabalho
“ A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador de força de trabalho a consome ao fazer trabalhar o vendedor dela”
“O processo de trabalho deve ser considerada de início independente de qualquer forma social determinada” O que é o trabalho?
“o trabalho é um processo entre o homem e a
Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza.
Ele mesmo se defronta com a matéria natural como uma força natural. Ele põe em movimento as forças naturais pertencentes a sua corporalidade, braços e pernas, cabeça e mão, a fim de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para sua própria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a Natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza. Ele desenvolve as potências nela adormecidas e sujeita o jogo de suas forças a seu próprio domínio. “
Diferença entre o trabalho do homem e do animal
“[O homem concebe o objeto em sua cabeça, antes de construir propriamente o objeto]. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador, e portanto idealmente. Ele não apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural seu objetivo, que ele sabe que determina, como lei, a espécie e o modo de sua atividade e ao qual tem de subordinar sua vontade. E essa subordinação não é um ato isolado. Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida a vontade orientada a um fim”
Quais são os elementos simples do trabalho? Os elementos simples do processo de trabalho são a atividade orientada a um fim ou o trabalho mesmo, seu objeto e seus meios
.
Objeto de trabalho e Matéria-prima
Todas