Território é um espaço físico ou ideológico
Conceitos chave de território
Estado – Segundo Brunet, o território é o paço do País, é divido em Regiões, a partir de sua região político-administrativa ou outras divisões político-administrativas internas.
Conflito – Não existe território sem conflito, ninguém entrega seu espaço de “mão beijada”, há sempre uma ação de conflito para gerar-se território, seja esse conflito direto (guerra, uso da força, violência armada, posse) ou indireto (Delimitação Partilhada, consentimento mútuo por bem coletivo, controle por direito ou mérito, etc)
O tempo todo ocorre o conflito ideológico pelos espaços, suprimido por consensos habituais da socialização, é a civilidade.
Ação dinâmica de posse e desmando – Momentânea ou definitiva, sempre é dinâmica, delimitado por ideologia e por uso do espaço territorializado, é caracterizado diretamente pelo tempo e sazonalidade. Quando há um enfraquecimento dessa dinâmica é fatalmente é gerado um novo conflito.
Delimitação – Fronteiras ou Limites, ideológicos ou físicos - características fundamentais do território, são as demarcações que caracterizam ou formam território, tais demarcações implicam em condições de poder. Em um grupo, só demarca quem pode e a quem é dado esse poder de demarcar.
História/Tradição – A formação do território implica diretamente nas relações de conflito e poder, sejam eles, locais ou internacionais que agem diretamente nos usos e delimitações do espaço. A dinâmica da história do espaço vai hierarquizando os limites, e consequentemente, delimitando os espaços;
Hierarquia – Relação de poder, imposição da força, seja ela física ou ideológica. São as subjugações ideológicas que dão formato ao território. A formação de algum tipo de