O objeto da Geografia e suas objetividades
Centro de Filosofia e Ciências Humana
O OBJETO DA GEOGRAFIA E SUAS OBJETIVIDADES
Aline Cristhina Michelmann
Jonatan de Lima Machado
A Geografia ao longo do tempo se interessou pelo domínio das formas, buscando estudar e compreender objetos já consolidados não se inteirando pela dinâmica sócio-espacial, deixando de lado as interações espaciais, as que de fato criam e transformam o espaço. Esse pensamento da velha Geografia muito fechado, criou uma imagem distorcida que por muito tempo impediu de compreender as dinâmicas sociais, como nós influenciamos na sociedade e como ela nos influencia.
O objeto da geografia é a sociedade, sendo assim uma ciência social, constituída por diferentes elementos que muitas vezes são estudados separadamente, apesar de estarem interligados de tal forma que podemos chamar de totalidade social em que as contradições internas e o movimento de transformação estão abrangidas. Correa (1986).
O Geógrafo deve tentar analisar a realidade social a partir da dinâmica do território, esse mesmo território como ator foi se organizando e reorganizando a partir das transformações impostas pelo homem, a forma como a sociedade vai se relacionar influenciara na organização espacial. O meio físico não vai determinar uma sociedade, mas é um fator determinante para esta, condicionando uma gama de outros elementos como modo de produção, impondo para cada sociedade um ritmo e isso cria uma diferenciação de lugares. Os lugares revelam momentos do modo de produção, dando forma ao lugar.
A relação social do trabalho foi um elemento condicionante para a organização espacial da sociedade, onde a necessidade social influenciou o Modo de Produção fornecendo objetos, frutos do trabalho social reproduzindo atividade de grupo social por um longo tempo viabilizando a reprodução do mesmo, criando formas de se realizar e se reproduzir de uma maneira ininterrupta para poder se repetir no espaço, mantendo uma