FICHA-CITAÇÃO LEÃO, M. S. Representação social do patrimônio cultural para a formação do sentimento de pertença do sujeito social. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Sociais) - Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, 2009.
1194 palavras
5 páginas
Universidade Federal de AlagoasInstituto de Ciências Sociais/ICS
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Especialização Lato Sensu em Antropologia
CRISTIANE CIBELLY NETO PROCÓPIO
FICHA-CITAÇÃO
LEÃO, M. S. Representação social do patrimônio cultural para a formação do sentimento de pertença do sujeito social. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Sociais) - Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, 2009.
Tendo como base para elaboração de uma discussão teórica a respeito do objeto de pesquisa o presente texto é de suma importância pra o entendimento de algumas questões referentes a patrimônio cultural, sentimento de pertença e território. As citações abaixo mostram como foram elaboradas algumas ideias em cima desses conceitos, que num momento póstumo servirão de suporte para a produção do trabalho de conclusão de curso.
Patrimônio Cultural
“A noção de patrimônio é muito abrangente e vasta, podendo ser compreendida, de um modo geral e simplista, como sendo um conjunto de bens materiais e imateriais pertencentes a um indivíduo e abastecido de algum valor, seja ele econômico ou sentimental” (p.8).
“O patrimônio é fundamentado no processo de identificação coletiva onde a fusão simbólica entre passado e presente se dá a partir de elementos sociais, culturais, ideológicos e psicológicos do grupo nos quais são significativos para a formação de sua identidade. Esta utilização do patrimônio como fomentador da identidade social é um dos principais aspectos de legitimação de sua preservação”. (p.10).
“O conceito de patrimônio cultural apresenta-se de forma complexa. Embora tal conceituação englobe conjuntamente os conceitos de patrimônio histórico e artístico, sua compreensão é muito mais ampla do que imagina o senso comum”. (p.11).
“Ao representarem uma memória individual e coletiva, o patrimônio e a sua preservação passam a ser respostas e consequências diretas da percepção do sujeito no espaço ao qual está inserido e do