estudos disciplinares
Profa. Dra. Liliana farah de Almeida Prado
AS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, ESTADO, TERRITÓRIO E PODER
- surge após a Guerra Fria e a passagem da Bipolaridade mundial para a Multilateralidade.
- intimamente ligado ao proecesso de Globalização
Os 3 elementos básicos de uma nação: sociedade, espaço e poder.
- “a sociedade era definida e associada á definição de Estado, pois sua concepção vinha do pensamento e da reflexão humana” (Robbes, Locke, Rousseau)
- “território como expressão legal e moral de um Estado, sendo a união entre solo e o povo que ali habita a constituição de uma sociedade” (Ratzel) – associação da territoriedade a uma identidade especifica, seja de cunho cultural, seja referente à proximidade geográfica. Não há contradições internas a um determinado Estado, que seria fixo em tempo e espaço, e isto só seria alterado por meio da força.
Este conceito de território passa a ser atualizado após a bipolarização, dá espaço para novos acordos federativos e servirá de base para os fenõmenos modernos de fragmentação e regionalização.
Para ser considerado Estado: ter uma base territorial, ter fronteiras definidas geograficamente, ter uma população e ter um governo reconhecido por esta população e pelos demais Estados independentes.
Conceito de Nação: representada por um grupo de indivíduos que compartilham do mesmo conjunto de carcterísticas, costumes, linguagem, história.
Poder: a quantidade de poder que uma nação possui, não representa, necessariamente, sua politica ou comportamento no cenário global. Quando nações agem e fazem uso do poder para impor seus interesses (medidas coercitivas) ou simplesmente se deixam influenciar pelas outras, há uma instabilidade e surgem descontinuidades na política entre os estados.
Realismo defensivo: há um confronto entre a manutenção do poder e o uso efetivo da força. Há uma tendência que as nações busquem o equilibrio, dando origem ao termos “balança do poder”.
A Balança do Poder pode ser: