introducao a engenharia
CURSO DE BACHAREL EM NIVEL SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
HIGOR MACHADO VELHO
VOTUPORANGA
2014
UNIFEV - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
CURSO DE BACHAREL EM NIVEL SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
HIGOR MACHADO VELHO
VOTUPORANGA
2014
1-Relação entre emprego e Formação.
Na nossa sociedade não podemos dissociar formação profissional de mercado de emprego. Ambas existem como fatores determinantes para o desenvolvimento das organizações, da comunidade local, da sociedade em geral, do país e de um contexto mais global. O mercado de emprego é cada vez mais global e tenderá a ser mais exigente nas qualificações profissionais dos indivíduos. A formação profissional contínua e a certificação das qualificações representam fatores determinantes para o desenvolvimento dos países.
2-Como você imagina que possa ser o trabalho da que cinco anos. Eu imagino que daqui cinco anos terá vários empregos na arria de Engenharia civil agora, pois o curso está mais concorrido por causa da Copa e das Olimpíadas, mas por causa das grades construção. Acho que não estará tão competitivo como está depois desses eventos mão-de-obra irá diminuir bastante, embora haja um crescimento muito grande pela demanda depois desses eventos.
Aliás, vi um dado interessante no ano passado: na Universidade de São Paulo (a melhor da América Latina), a vaga mais concorrida era de Engenharia Civil, no campus de São Carlos. Chegou a passar até o tradicional curso de Medicina. Uma pena pra quem for se formar daqui a Cinco anos e ainda querer fazer uma graduação, porque como disse, a expectativa é de que esse mercado diminua depois das Olimpíadas em 2016 e retorne ao seu ritmo normal, só que muito mais disputado.
3-As mudanças que acontecem na engenharia enquanto você está fazendo o seu curso.
A construção civil enfrenta