introdução à engenharia
1.1. Alerta aos Calouros
I.1.1. Atenção aos Iniciantes
Alcançar a universidade é algo marcante na vida da maioria das pessoas; pois existe sempre a expectativa de adquirir novos conhecimentos, fazer novas amizades e um futuro melhor.
Mas, para que insto de fato ocorra, o estudante deve tomar uma decisão de aproveitar tudo que a faculdade oferece, conhecendo e participando de todas as atividades da mesma, alem de aguardar que, na sala de aula, os professores passem conhecimentos.
A qualidade do curso não depende apenas da qualidade dos professores, bons laboratórios, equipamentos, biblioteca e salas de aula. Depende também: (i) da qualidade do estudante; e (ii) do clima geral na faculdade, de modo a favorecer ao ambiente de estudo, a estimular a criatividade e o crescimento do aluno.
I.2. A Nova Fase da Educação
A maneira de abordar os ensinamentos recebidos, muda de passiva para ativa e o aluno passa a direcionar e programar de forma mais livre o seu aprendizado. Porém, esta maior liberdade de ser executada de forma progressiva, de acordo com a maturidade. Essa aparente liberdade não deve ser confundida com o livre arbítrio para fugir das leituras recomendadas, chegar tarde e sair cedo, ou matar as aulas.
Os alunos locais não sofrem muito com novas situações de moradia, alimentação, assistência médica, mas os alunos que se deslocam de seus lugares de origem têm que se adaptar a esta nova situação e nem todos conseguem se adaptar a esta nova situação de morar confortavelmente em acomodações individuais.
Neste caso, o aluno deve se preparar para cohabitar em repúblicas de estudantes (casas alugadas por um grupo de pessoas), situação que para viver em harmonia exige um comportamento social equilibrado.
A saúde física do aluno é muito importante para um bom desempenho das atividades intelectuais. Assim, o discente deve ter cuidado com a alimentação, o repouso e a prática das atividades físicas. O aluno também deve procurar