Pé direito
Pé-direito é uma expressão muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.
Segundo o engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho a origem da expressão pé-direito refere-se à distância medida em pés e na posição direita (em ângulo reto; em posição ortogonal) em relação ao plano. Alguns historiadores registram que na Idade Média era assim que se chamavam os pilares em que os arcos de uma construção se apoiavam.
Segundo o Regulamento Geral de Edificações Urbanas (RGEU), a altura mínima do teto de um imóvel deve ser de 2,70m. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , todos os estabelecimentos de empresas que tenham empregados são obrigadas a ter, no mínimo, 3 metros de pé-direito.
Um pé-direito baixo seria uma medida próximo a 2,40 m e pé-direito considerado alto que vai de 3m até alturas maiores de 6m.
Na arquitetura, uma construção com pé-direito elevado ajuda na ventilação e uma com pé-direito baixo causa uma maior sensação de aprisionamento e, também, uma maior carga térmica sobre os moradores.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9-direit
Pé-direito é:
Altura entre o piso e o teto e geralmente fica entre 2,50 m e 2,70 m. Abaixo de 2,40 m é considerado baixo, causando a sensação de que o ambiente é menor. Acima de 3,00 m é um pé-direito alto e garante ambientes amplos.
Fonte: http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/13/02/2009/o-que-e-pe-direito/
De onde vem a expressão "pé-direito" para indicar a altura do teto ao chão?
Esse é mais um mistério com várias possibilidades de solução. De concreto, sabe-se que a expressão é uma exclusividade brasileira, que já era usada por arquitetos e engenheiros no período colonial para designar as estacas de madeira que sustentavam as estruturas de uma construção. "O próprio sentido das palavras reforça essa hipótese. Pé também significa árvore; direito também quer dizer no prumo, em ângulo reto. Com o