Espaço geografico como produto historico e social
O espaço geográfico como produto social
1. A territorialidade do homem Muito se discute se a humanidade eh territorial por instinto ou culturalmente, apesar de não haver consenso em relação a isso, existe algo podemos constatar por através dos fatos: a sociedade humana vive num espaço que considera necessário para sua sobrevivência, independente das razoes que a levaram a agir dessa forma. Esse território tanto pode ser físico, com delimitações e fronteiras, como também sociocultural, com as divisões ideológicas do mundo. Por muito tempo a luta pelo domínio do espaço foi o que desenhou a historia, através das guerras expansionistas, e hoje continua-se usando esse argumento como justificativa para o expansionismo ideológico e comercial dos países dominantes. Essa eh a ideia do espaço vital, pois o ser humano eh inseparável do território, e junto com ele forma um todo a ecologia humana.
ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO PRODUTO HISTÓRICO E SOCIAL
"(...) as formas espaciais criadas pelos homens expressam muito das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas (...) Em outras palavras, trabalho materializado na paisagem, valoe depostitado nos lugares - é em função disso que os espaços passam a se diferenciar por características humanas e não apenas por condições naturais variáveis." (MORAES, A. C. R. - Meio Ambiente e ciências humanas, p 35)
Ao longo dos anos a sociedade foi apropriando-se do meio natural (primeira natureza) e construindo e reconstruindo novos espaços, denominando-se como espaço geográficos (segunda natureza). Sendo assim, a espaço geográfico é um produto histórico e social, na qual ao constituir o espaço geográfico, a sociedade imprime seu modo de produção.
Por exemplo na análise do espaço geográfico urbano, evidencia-se a organização urbana, de modo a mostrar-se organizada em formas de classe. Surge assim, as cidades formais, bem como as cidades informais, ou seja, as cidades que