Apostila de eletromagnetismo
Magnetismo:
O nome magnetismo vem de Magnésia, região próxima da Grécia onde os gregos encontravam em abundância um mineral com propriedades magnéticas naturais, a MAGNETITA. Materiais com propriedades magnéticas (imãs) têm a capacidade de atrair ou serem atraídos por pedaços de ferro, níquel e cobalto (ou ligas metálicas que contém esses metais). Se deixarmos um imã natural suspenso por um fio, de modo que ele possa se mover livremente, ele se orientará na direção norte-sul (bússola). O lado de um imã que aponta para o norte geográfico da Terra é chamado de pólo norte, e a outra extremidade é o pólo sul do imã. Pólos de mesmo nome se repelem
Pólos de nomes diferentes se atraem:
Não é possível separar os pólos de um imã. Quando um imã é quebrado, cada novo pedaço terá um pólo norte e um pólo sul. Para explicar a inseparabilidade dos pólos propõe-se um modelo em que um imã é composto por inúmeros imãs elementares (dipolos magnéticos) orientados.
Campo Magnético:
Um imã cria no espaço à sua volta um campo magnético. A existência deste campo é evidenciada quando uma agulha colocada próxima ao imã, assume uma determinada orientação. Esta orientação se deve às forças magnéticas do imã sobre a agulha. Podemos representar a região onde há um campo magnético com linhas de força, lembrando que as linhas de força saem do pólo norte para o pólo sul.
• •
O vetor campo magnético ( B ) é tangente às linhas de força e tem o mesmo sentido delas. Quanto maior for a densidade das linhas de força, maior a intensidade do campo.
Magnetismo terrestre:
O planeta Terra se comporta como um grande imã. O pólo sul deste imã se localiza próximo ao pólo norte geográfico da Terra. Por isto, o pólo norte do imã de uma bússola aponta para o norte geográfico da Terra. Ng = norte geográfico Sg = sul geográfico Sm = sul magnético Nm = norte magnético
O magnetismo e outros materiais:
Substâncias ferromagnéticas: são