apostila eletromagnetismo
Um dos grandes adventos da ciência dos últimos séculos é o domínio da eletricidade. Imagine o quão dependentes somos da energia elétrica hoje em dia. Não é possível conceber uma casa que não possua instalações elétricas, ou uma cidade sem abastecimento elétrico. Pense no desconforto que é ficar sem energia elétrica por um dia ou até mesmo por algumas horas. Talvez o alívio a esse desconforto seja se distrair com seu celular, notebook ou smartphone (que são aparelhos elétricos). Agora imagine o quão mais dura seria a nossa vida se não pudéssemos usufruir do conforto provido pela eletricidade.
O objetivo desta apostila é apresentar os principais fenômenos de natureza elétrica e magnética, sintetizando os aspectos fenomenológicos num formalismo físico e aplicando este formalismo para entender aspectos do cotidiano. Tenhamos então sempre em mente que entender os detalhes da física da eletricidade e magnetismo (chamada de eletromagnetismo) significa compreender melhor uma parte do mundo que está em contato direto conosco. Iniciaremos este estudo discutindo a eletrostática (que nos permitirá entender um pouco do porquê e como sofremos "choques elétricos" por exemplo), daremos continuidade com a eletrodinâmica (que nos ajudará a entender melhor o funcionamento de alguns aparelhos elétricos em nossas casas) e concluiremos com o estudo do magnetismo e da indução eletromagnética (que nos ajudará a compreender como a energia elétrica é gerada nas usinas).
CARGA ELÉTRICA
Já na Grécia antiga era conhecido um curioso fenômeno: ao atritar um pedaço de chifre ou osso num tecido, o chifre ganhava por algum tempo a capacidade de atrair pequenos fragmentos de palha ou de tecido. Tal fato não passou na época de uma demonstração curiosa sem maior utilidade, porém é válido perguntar: "Por que o chifre podia atrair os pequenos pedaços de palha?"
Séculos depois a resposta científica aceita foi a de que existia uma força de atração elétrica entre o chifre e os pedaços