património português
O Patrimônio Histórico é importante para a compreensão da identidade histórica, para que os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem, e para manter vivos os usos e costumes populares de uma determinada sociedade.
Património Cultural
É o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas.
Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.
Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história. Daí a sua importância.
Um patrimônio pode ser:
É um conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos ou outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que tem valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
È um bem de natureza intangível, sua conceção passou a ser utilizada após ser instituída na Constituição de 1988, no artigo 216. A sua importância abrange valores ao reconhecimento das tradições orais e imateriais da cultura popular.
Património Ambiental (Natural)
Um património Ambiental, tal como o nome indica, é usado para o conhecimento da inter-relação cultural do homem com seus semelhantes e tudo o que envolve o meio ambiente.
Património Artístico Define-se patrimônio artístico como uma coleção de obras consideradas de elevado valor artístico. Obras de reconhecido valor artístico costumam ser usadas como reserva de valor, isto é, como forma de proteger