Resenha do filme babel
O filme conta a história de gente comum, vivendo em um mundo em constante transformação. Uma trama que relata questões polêmicas como a sexualidade na juventude, diferenças raciais, culturais e econômicas, dramas familiares, drogas e a violência, mas no fundo o filme quer passar que independente do que aconteça é a família que sempre traz o consolo e que a comunicação entre as pessoas é a melhor solução, sendo que, infelizmente, não é isso que ocorre com as pessoas, independente da cultura, classe, etc.
O filme conta 4 histórias diferentes, que tem suas individualidades, mas que no final estão entrelaçadas. Inicia com um acidente trágico de uma família norte-americana ocorrido em Marrocos por duas crianças que ganham uma arma de seu pai e por um descuido ao testar a arma acabam acertando um ônibus de turistas norte-americanos. Esse acidente desencadeia uma série de acontecimentos com outras quatro famílias em quatro países diferentes. A segunda história acontece no México, trata-se de uma babá mexicana que cuida de duas crianças americanas enquanto os pais viajam. Neste mesmo dia é o casamento de seu filho, mas, como não tem com quem deixar as crianças, leva-as junto. A terceira história se passa no Japão, e mostra o drama de uma adolescente surda-muda e sua total carência afetiva, e o pai que tenta se reerguer após perder sua esposa que suicidou. E a quarta é a historia do casal americanos, que visitavam Marrocos e o acidente acabou matando a mãe das duas crianças americanas cuidadas pela babá mexicana.
Após o acidente, a noticia da tragédia que envolve o casal americano e as crianças marroquinas repercute em muitos países. Considerada como um ato de terrorismo faz com que a policia local passe a ser intolerante com o fato e mate um dos meninos. A policia resolve investigar e descobre que a arma rifle usada no acidente foi dada pelo pai da família do Japão à família marroquina para que pudessem caçar. O rifle torna-se o motivo da