letras
A partir dessas considerações, pode-se inferir que, para essa estudiosa,
Escolha uma:
a. a literariedade é uma categoria particular que se pretende universal, pois é possível verificar, objetivamente, os critérios socialmente estabelecidos que nos permitem classificar uma obra como literária.
b. o termo literariedade tem um conteúdo permanente que foi, entretanto, concebido de formas diferentes pelos vários movimentos literários, sem nenhuma relação com os aspectos sociais e políticos que os condicionaram.
c. o termo literariedade não tem um conteúdo permanente, imutável, já que o que faz de uma mensagem verbal uma obra literária varia de acordo com o momento em que ela foi escrita.
d. a literariedade é uma categoria universal, pois é possível verificar, objetivamente, a existência de propriedades e características que nos permitem classificar uma obra como literária.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 2,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ao final de seus comentários acerca da segunda alternativa (Literatura é a arte da palavra e existe para provocar o deleite e ampliar a visão de mundo do leitor) da questão do vestibular 2000 da Faculdade COC, Márcia Abreu explica:
A frase, anônima, escrita em um para-choque de caminhão, contém uma rima interna (disfarçado/dobrado) e divide-se em dois segmentos de 6 sílabas (1°: amigo disfarçado/2°: inimigo dobrado). Os dois segmentos têm o mesmo ritmo e a mesma estrutura (substantivo+adjetivo). A semelhança estrutural acentua a dessemelhança semântica, pois a expressão organiza-se em torno de uma antítese (aproximação de palavras de sentido oposto).
Mais uma vez, para entender as explicações da Autora, é necessário saber o que é rima interna, ritmo