TERRARIO
Tipos
Mas essa não é a única versão. Existem outras e cada uma delas possibilita um estudo específico. "É possível acompanhar a germinação de diferentes sementes e ver como se comportam pequenos animais, como as joaninhas e os grilos, nesse espaço".
Construção
Os terrários devem ser construídos de maneira que possam imitar o habitat natural das espécies, com plantas, rochas, etc. Também podem ser simples caixas com um vidro na frente, forradas com jornal. Em seu interior, apenas o necessário para o conforto do animal, pondo a estética de lado.
O modo pelo qual se confecciona um terrário está diretamente relacionado aos fins para os quais o construímos e com o tipo de animal que ali será mantido. Se pretendemos confeccionar um terrário para expor animais em um zoológico, é evidente que temos de tentar recriar em detalhes o ambiente das espécies a serem exibidas. Se a exposição não é o caso, podemos manter os animais em terrários sem nenhum compromisso estético, mas sempre visando a higiene e o conforto dos eventuais habitantes.
Controles
Em um terrário devemos controlar a temperatura, umidade, iluminação e ventilação, além dos cuidados próprios com a parte aquática, quando esta existir. Como todos esses fatores podem sofrer várias combinações, apresentamos aqui alguns tipos básicos de terrários, que são apenas uma pequena amostra do universo da terrariofilia.
Os terrários aqui descritos são destinados a animais provenientes de regiões de clima quente, mais ou menos úmidas. Fica claro que igualmente existem várias modalidades de terrários destinados a animais de clima frio e temperado, pouco comuns no Brasil. Nessa categoria podemos citar os seguintes exemplos: aquaterrário temperado, terrário de clima seco e temperado e terrário úmido temperado.