Terrario
Terrário, significa "instalação especial nos jardins zoológicos provida de terra, rochas, plantas etc., para a criação ou exposição de feras, répteis, roedores etc.". O terrário é um modelo de sistema ou um microssistema, isto é, um pequeno conjunto de elementos que interagem, funcionando juntos como uma totalidade. Pode possuir ampla variedade de animais, como insetos, aracnídeos, moluscos, anfíbios, répteis e outros, mas isso depende da capacidade que o terrário pode abranger. Os terrários, portanto, variam em diferentes aspectos, o que torna difícil defini-los com precisão. Os terrários devem ser construídos de maneira que possam imitar o habitat natural das espécies, com plantas, rochas etc. Em seu interior, apenas o necessário para o conforto do animal, deixando a estética de lado.
Objetivo
Estudar a relação entre os componentes vivos e a maneira como vivem em seu ecossistema.
Materiais * Garrafa do tipo PET transparente * Pedriscos * Sementes * Terra vegetal * Mudinhas * Minhocas * Tatu-bola * Água * Fita crepe
Procedimento
Com o auxílio de uma tesoura cortamos a garrafa ao meio. Adicionamos no interior da garrafa, pedriscos e terra vegetal. A terra foi levemente umedecida para receber a muda, as sementes, tatu-bolas e as minhocas. Após isso, vendamos a garrafa com a fita crepe.
Resultados e Discussões * 1 DIA – Realização do Terrário:
Percebemos ao colocar os animais, que as minhocas entram na terra, voltando para seu ambiente habitual. Já os tatuzinhos, andam sobre a terra e depois também entram na terra. * 1 SEMANA DEPOIS – Observações:
Podemos observar que a muda da planta escureceu um pouco com o tempo, já as sementes cresceram bastante apesar de estarem em seu processo de germinação. Não conseguimos visualizar as minhocas, apenas um tatuzinho andando sobre a terra. A garrafa estava cheia de gotinhas, úmida, devido à evaporação do processo