Termorregulação
Os animais podem ser classificados de acordo com a forma como respondem às alterações da temperatura do meio.
temperatura do meio
Figura 1 - resposta à alteração da temperatura do meio
Analise os gráficos da imagem anterior e procure responder às questões:
1 - Qual dos animais apresenta uma temperatura corporal constante?
2 - De que forma o rato reage à diminuição da temperatura?
3 - Como varia a taxa metabólica do lagarto, à medida que a temperatura diminui?
O rato apresenta uma temperatura corporal constante. Os animais que têm a capacidade de regular a sua temperatura para um nível constante designam-se homeotérmicos. Por outro lado, aqueles cuja temperatura varia com as alterações da temperatura do meio dizem-se poiquilotérmicos.
Quando a temperatura diminui, a taxa metabólica do rato aumenta, produzindo assim mais calor. Os animais que regulam a sua temperatura corporal, produzindo calor por processos metabólicos, ou que usam mecanismos para perderem calor designam-se endotérmicos.
Os animais, como o lagarto, cuja taxa metabólica não contraria as alterações de temperatura e, por isso, dependem largamente das fontes de calor externas, designam-se ectotérmicos.
Os animais endotérmicos controlam a sua temperatura corporal, produzindo ou perdendo calor. Contudo, esta capacidade de controlo tem limites.
Os animais endotérmicos apresentam uma faixa de termoneutralidade (que, no caso representado se situa entre os 27 ºC e os 32 º). Nesta faixa, a temperatura corporal é regulada por alterações nas trocas de calor, que se efectuam através da pele e, assim, a taxa metabólica mantém-se no seu nível basal.
Abaixo dos 27 ºC, verifica-se um aumento da taxa metabólica, no sentido de manter a temperatura corporal constante. Contudo, se a temperatura descer dos valores muito baixos (neste caso, inferiores a 0 ºC), o calor produzido pela actividade