Termorregulação
A temperatura central média de um ser humano, quando medida na boca, fica na faixa de 36,7°C e 37°C, porém pode variar quando se pratica exercício físico intenso ou quando se está exposto a temperaturas ambientais severas. Para ajudar a manter a temperatura constante, algumas partes do corpo são fundamentais, pois atuam como materiais isolantes. Os principais sistemas isolantes do corpo são: o a pele o os tecidos subcutâneos o a gordura dos tecidos subcutâneos
Para que haja um controle efetivo da temperatura corporal é necessário haver um equilíbrio dinâmico entre a quantidade de calor produzida e a quantidade perdida. E isto se faz através de diversos mecanismos.
- Ganho de Calor: A produção de calor é um dos principais resultados do metabolismo. E os fatores que determinam a taxa de produção de calor são: o valor basal do metabolismo celular. o aumento do metabolismo pela atividade muscular. o aumento do metabolismo em decorrência da maior atividade química nas células. o aumento do metabolismo determinado pelo efeito da tiroxina sobre o metabolismo celular. o aumento da estimulação simpática sobre as células (ação da adrenalina noradrenalina). Os órgãos internos (fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos) são os principais responsáveis pela produção de calor. Este calor é então transferido para a pele, onde é perdido para o meio ambiente. Nas situações em que a temperatura do corpo estiver excessivamente baixa, o organismo atuará com mecanismos geradores de calor:
o