Termorregulação
Como os endotérmicos controlam a temperatura?
O homem necessita que a temperatura interna seja constante e o seu sistema termorregulador mantém a temperatura central próxima de 37ºC, para conservação das funções metabólicas.
A termorregulação é realizada por um sistema de controle fisiológico, que consiste em termorreceptores centrais e periféricos, um sistema de condução aferente, o controle central de integração dos impulsos térmicos e um sistema de respostas eferentes levando a respostas compensatórias.
A temperatura corporal (Tc) é controlada basicamente por mecanismos autonômicos (termogênese, vasoconstrição, sudorese, etc.) e comportamentais (temperatura de conforto térmico). Com base nestes mecanismos, os animais podem ser divididos quanto à termorregulação em grupos: poiquilotérmicos: animais cuja temperatura corporal varia com as alterações de temperatura do meio; heterotérmicos: animais que têm uma capacidade temporária de de regular a temperatura corporal a um nível constante (por exemplo, um animal durante o período de hibernação); homeotérmicos: os quais têm a capacidade de termorregular. Dentre os homeotérmicos, existem animais chamados endotérmicos, que utilizam mecanismos autonômicos e comportamentais e mantêm a temperatura corporal dentro de uma faixa estreita de temperatura, como é o caso dos mamíferos e aves. Há uma outra classe, denominada ectotérmicos, que termorregulam primariamente por mecanismos comportamentais, controlando a temperatura corporal dentro de uma faixa mais ampla (ex. répteis, anfíbios e peixes). A temperatura de animais ectotérmicos é a mesma da ambiental pois estes animais não possuem mecanismos efetores para produção e perda de calor, sendo a escolha da temperatura ambiental de preferência (mecanismo comportamental) o seu mecanismo termorregulatório.
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
Disponível em: Acessado em: 22 de