termorregulaçao
É um termo que, em biologia, se refere ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, dos mamíferos e das aves). Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogénese) e libertação (termodispersão) do calor orgânico interno.
A termorregulação é, deste modo, um mecanismo de homeostasia, já que na presença de grandes oscilações térmicas externas, possibilita a manutenção da temperatura corporal dentro de fronteiras definidas.
Tipos de Termorregulação:
Fisiológica
Verifica-se nos seres endotérmicos (regulação interna da temperatura) ou homeotérmicos (temperaturas pouco variadas), como o Homem. O organismo tem a capacidade de regular a temperatura interna através de mensagens nervosas. Homeotérmicos mantém sua temperatura constante, mesmo com a variação da temperatura ambiente. São as aves e os mamíferos.
Comportamental
Verifica-se nos seres exotérmicos (regulação da temperatura consoante o meio externo) ou seres pecilotérmicos ou poiquilotérmicos (grandes variações de temperatura), como a generalidade dos lagartos. O organismo não tem a capacidade de regular a temperatura interna, sendo que esta é regulada através de fatores externos e comportamentais. O animal, com baixa temperatura corporal, procura assim deslocar-se para locais de maior temperatura externa. No que diz respeito aos comportamentos que favorecem a homotermia, pode citar-se, por exemplo, o comportamento social de algumas espécies que nos periodos de baixas temperaturas se encostam uns aos outros, no caso dos pinguins.
Sensação de calor
Refere-se às maneiras como o ser humano sente a temperatura ambiente elevada. Entender a forma como o corpo humano perde calor é de fundamental importância para entender a sensação de calor.
Formas de perda do calor do corpo humano
Há três formas do corpo humano perder calor: por irradiação (ondas infravermelhas), por condução (pelo contato com substâncias mais frias,