História da Idade Média
Historia da Idade Média
A Idade Média pode ser definida como o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino.
A Alta Idade Média, iniciada com a queda do Império Romano do Ocidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de ruralização da sociedade europeia, pois fugindo dos ataques bárbaros, os povos do Império Romano que viviam nas cidades passaram a dirigir-se para o campo, como forma de se protegerem dos ataques. Com os ataques e a permanência dos bárbaros nos territórios conquistados, aos poucos foi surgindo uma nova formação social, resultando da mistura das instituições romanas e germânicas.
Foi nesse período que se formaram os reinos bárbaros, como o Reino dos Francos, que após um processo de unificação de algumas regiões deu origem ao Império Carolíngio. Foi também na Alta
Idade Média que a Igreja católica passou a ter a supremacia religiosa e cultural do continente, transformando-se na grande instituição dominante do período, já que também possuía grandes quantidades de terras.
No aspecto da organização econômica e social, foi na Alta Idade Média que se consolidou o feudalismo enquanto sistema de produção. As relações de servidão entre senhores e camponeses, e as relações de vassalagem entre distintos senhores feudais, fortaleceram-se nesse longo período da história europeia.
Quanto à frase de STRAYER, R. Joseph retirada de ”As origens medievais do estado moderno,
Lisboa, Gradiva, Col. «Construir o Passado», s/d, p. 18”, apresentada no exercício, quando o autor refere que a organização política se baseava na lealdade a pessoas e não a instituições ou conceitos abstractos, faz todo o sentido, pois quando colocamos essa afirmação, no tempo e no espaço situados no decorrer do período da Alta Idade Média, onde não é possivel encontrarmos instituições que funcionem de uma forma regular, nem sinais de