História - IDADE MÉDIA
Baixa Idade Média – Transição
IDADE MÉDIA (É CHAMADA DE IDADE DAS TREVAS)
Renascimento comercial e urbano: (Novas Técnicas de Produção, produção agrícola de escambo, feiras de escambo viram burgos – Que são cidades comerciais- e quem comerciava e que antes era camponês agora é Burguês.)
Cruzadas: Expandir o cristianismo para o oriente médio (Jerusalém). Os contatos com esses povos fez o interesse em seus produtos e iguarias (Acordos comerciais, Itália vai monopolizar o comércio com a abertura do Mediterrâneo – Ocidente e Oriente-.)
A Crise do Século 14: Quebra da curva demográfica da Europa (20 mil pessoas mortas.) porque:
1. Houve Guerra dos Cem anos foram responsáveis e guerras entre senhores feudais;
2. O clima influência na plantação o que faz as pessoas passarem fome;
3. A peste negra foi trazida pela pulga dos ratos dos navios cruzados, a peste bubônica pega o povo fragilizado. Há necessidade de um novo modelo de estrutura.
IDADE MÉDIA → IDADE MODERNA
Século 15 a século 18
Antigo Regime Europeu (Características ao Estado Moderno.):
Formação do Estado de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, aparecendo com certas características políticas, econômicas e sociais
Absolutismo Monárquico: (Descentralização Política, Poder nas mãos do senhores Feudais, porém agora tem centralização do poder na mãos de um nobre, um Rei que concentrará poderes.) O Rei não pode tudo, pois é uma aliança entre o clero e a nobreza, e com essa aliança um ajuda o outro e nisso cada um faz com que ganhe vantagens que só a esse grupo pertence. O Rei também tem que prestar atenção aos Burgueses porque eles que pagam os impostos da sociedade e controlam a economia local. Aristocracia não paga imposto, só os pobres. E nisso a economia se firma, vigorando uma política e exércitos bons. Teoria do Direito Divino dos Reis (Que o Rei é um mensageiro de Deus.) Teoria dos Laicos (Thomas Robbs) O homem é escravo do homem, Maquiavel (Unificação