termo de arquivamento
8º, 9º e 10º PERÍODO
PROCEDIMENTOS DO NÚCLEO DE
PRÁTICA JURÍDICA – NPJ
2013/1
____________________________________________________________________________
Av. Bela Vista, nº26, Jardim das Esmeraldas - Aparecida de Goiânia - 74.905-020 - GO
(62) 3094 – 9767 - www.unifan.edu.br
2
INTRODUÇÃO
Este Manual tem uma história. A história do próprio curso de Direito da Faculdade Alfredo
Nasser. Essa história começa com os alunos da primeira turma do curso que, ao iniciarem o estágio curricular supervisionado causaram perplexidade ao permitirem a constatação de que os alunos que iniciam o estágio desconhecem totalmente suas obrigações, desconhecem a importância e finalidade do estágio, e mais, a sua obrigatoriedade.
O motivo para a elaboração deste Manual, que, além de tratar de forma prática o conhecimento e desenvolvimento das atividades de estágio, busca responder às principais dúvidas que surgem no cotidiano do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA, que compreende o
Laboratório de Prática Jurídica (prática simulada) e o Escritório Modelo (prática real), especialmente quando o aluno inicia o seu estágio.
MODALIDADES DE ESTÁGIO
ESTÁGIO INTERNO (ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO) – Realizado nas dependências do NPJ, compreendendo tanto a prática simulada (peso 3) quanto a prática real (peso 7) nas ÁREAS: cível, penal, previdenciária, empresarial/consumidor e trabalhista.
Constitui-se no Estágio Curricular Obrigatório.
ESTÁGIO EXTERNO - Realizado em locais conveniados com a FACULDADE ALFREDO
NASSER. As atividades de estágio caracterizadas como práticas jurídicas desenvolvidas por meio de convênios ou outras formas de colaboração interinstitucional são chamadas de estágio externo. Esses convênios são realizados com entidades públicas e privadas e com escritórios particulares, com o intuito de oferecer aos alunos estágios nas diferentes áreas profissionais. Se o concedente do estágio possuir Convênio com o NPJ,