terapia
O imã produz um campo vetorial, campo magnético B, em todos os pontos no espaço ao seu redor. Você tem uma noção desse campo quando prende um imã na porta da geladeira. Os imãs atraem objetos feitos de materiais ferromagnéticos (Ferro, Níquel e Cobalto), este fenômeno é denominado indução magnética. Todos os fenômenos denominados magnéticos provêm da ação de forças em cargas em movimento.
Imãs permanentes – não precisam de corrente para ter um campo magnético. Partículas elementares, como elétrons, possuem campo magnético intrínseco ao seu redor – momento magnético do elétron (spin).
OBS1: Os campos magnéticos dos elétrons de certos materiais se somam, dando origem a um campo magnético resultante ao redor do material (materiais ferromagnéticos). Em outros materiais, os campos magnéticos de todos os elétrons se cancelam, não dando origem a nenhum campo magnético resultante em volta do material.
OBS2: Em um imã, o campo magnético B de todos os átomos do material estão voltados para mesma direção. Em um material ferromagnético, há a formação de domínios (pequenos imãs) e cada domínio tem uma direção diferente do campo magnético B.
MOVIMENTO DE UMA CARGA NUM CAMPO MAGNÉTICO A figura mostra que se a velocidade da partícula tiver a mesma direção do campo magnético, a força será nula, resultando num movimento retilíneo uniforme. Por outro lado, se o ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético for diferente de zero, podemos decompor o vetor velocidade em duas direções: uma na direção de B, e outra perpendicular. Isto é,
Portanto, o movimento de uma partícula, de massa m e carga q, numa região do espaço onde existe um campo magnético, é sempre composto de um movimento retilíneo uniforme e de um movimento circular. Este tipo de movimento é esquematizado na figura. Como se vê a força centrípeta, que proporciona o movimento circular, é igual à força magnética.
Figura.
Assim, a partícula movimenta-se num