Poster
Autora: Cencita Maria Pereira
Em educação busca-se, cada vez mais, conhecer métodos e práticas educativas que sejam mais adequadas à realidade cultural e que atendam ao nível de subjetividade de jovens e adultos.
A educação de Adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques baseados na prática.
Os cursos de escolarização de Jovens e adultos ofertados pela DEJA-SEED, até 2005 estavam organizados na forma presencial e semi presencial, sendo os semi presenciais ofertados exclusivamente pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos...
Partindo-se do pressuposto de que a oferta com momentos não presenciais o aluno tem tempo/espaço para complementar sua aprendizagem, exercitar seu autodidatismo, a auto independência intelectual, participando da construção do seu saber, contando sempre que necessário com a orientação de professores disponíveis para este fim , para orientá-lo em todas as suas dúvidas de aprendizagem.
Outro ponto relevante refere-se ao tempo diferenciado do currículo da EJA em relação ao tempo do currículo regular, o que não significa que o conteúdo seja trabalhado de forma precarizada ou aligeirada e sim, que o conteúdo seja abordado integralmente, porém levando-se em consideração os saberes adquiridos na história de vida dos educandos e que, além disso, o aluno adulto tem maior clareza do porquê e do para quê estudar, o que certamente colabora para aumento de sua motivação.
1- PERFIL DOS EDUCANDOS DA EJAA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou