engenharia
Problema: É de conhecimento comum aos profissionais ligados ao setor industrial que o ambiente de trabalho proporciona alto risco de acidente devido às inúmeras adversidades presentes nas linhas de produção. O maquinário em geral utilizado no campo físico da engenharia e as atividades desempenhadas no setor de produção podem causar danos dos mais diversos gêneros, tanto à integridade física quanto a saúde mental do operário podendo o risco estender-se aos demais componentes do setor, afetando outros aparelhos e eventualmente terceiros e, ainda em uma análise mais abrangente, é notável que um acidente pode criar uma situação caótica, limitando a produção empresarial decorrente do déficit no quadro de funcionários, da danificação de equipamentos, da paralisação de setores e de outras inúmeras conseqüências que podem ser desencadeadas. Fato é que diversos destes acidentes podem ser evitados através de medidas diversas, porem muitas das vezes, em uma primeira impressão, estes métodos podem ser vistos como desnecessários tanto pelo empregador quanto pelos integrantes da equipe devido à falta de instrução além da ilusória economia de recursos. Através do que já foi citado surge a constante questão de como tornar a área de trabalho em um local seguro visto que há diversas determinantes, algumas já citadas, que podem ser entraves para um ambiente saudável?
Justificativa: Dados comprovam que no setor industrial é um dos que mais ocorrem acidentes e o uso inapropriado de ferramentas e a falta de EPI’s e EPC’s são um problema notável em diversas empresas dos mais variados campos, fato que poderia ser amenizado ou até contornado se houvesse uma fiscalização eficaz do governo.
Devido ao fato do lucro ser objetivo primordial da existência e expansão de uma empresa, líderes submetem seus operários a condições inapropriadas de produção, fornecendo recursos mínimos tais como: maquinário inadequado, estes muitas das