Processos de Soldagem
CAMPUS PONTA GROSSA
RELATÓRIO ANÁLISE DE PRODUTOS SOLDADOS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PONTA GROSSA
RELATÓRIO ANÁLISE DE PRODUTOS SOLDADOS
PONTA GROSSA
Julho/2011
Sumário
1. Introdução A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.).
Segundo Salvador Hoffmann (1944, p. 11), ¨ Temos que ter em mente que é impossível efetuar uma boa solda sem conhecimentos essenciais de metalurgia ¨, cujos conhecimentos são fundamentais para podermos selecionar o processo adequado para uma dada aplicação. E baseado neste conceito foi desenvolvido este trabalho, cujas etapas vão desde a introdução aos processos de soldagem, execução da solda, realização de ensaios, avaliação e analise dos resultados.
2. Objetivo geral: Identificar defeitos e mudanças de microestrutura em produtos soldados.
2.1. Objetivo especifico:
Preparar amostras de chapa em aço carbono 1045 soldadas com parâmetros pré definidos através de Eletrodo Revestido e MIG/MAG, e submetidas a um ensaio não destrutivo (metalografia), para análise da microestrutura.
3. Soldagem: A primeira etapa do trabalho consistiu em realizar a soldagem de chapas de aço, utilizando como fonte de energia um Retificador e como consumível o Eletrodo 7018Ø 2,5MM, aplicando o Processo de Soldagem com Eletrodo Revestido e também outro processo, o MIG/MAG, no qual foi utilizado um arame sólido ER7056 de Ø0,8MM. Vale lembrar que estes procedimentos foram realizados tomando as devidas precauções de Segurança na Soldagem.
3.1. Retificador: Os retificadores de