Teorico
Material teórico
Software
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Dr. Luciano Silva
Revisão Técnica:
Prof. Ms. Fabio Peppe Beraldo
Revisão Textual:
Profª. Esp. Márcia Ota
Software
Introdução
•
Software como um Ambiente Operacional
•
Sistema
Operacional
Software Básico
•
Compiladores e Interpretadores
•
Linguagens de Programação
Objetivo de
Aprendizado
•
como
um
Sejam bem-vindos a nossa Unidade de Conteúdo IV! O nosso objetivo será estudar com maiores detalhes a componente de software de um ambiente operacional, com ênfase nos sistemas operacionais, compiladores, interpretadores e linguagens de programação. Para que possamos atingir o nosso objetivo nesta unidade, sugiro o seguinte plano de estudos:
Ler cuidadosamente a contextualização desta nossa unidade. Assistir a apresentação narrada, onde serão expostos os principais conceitos de redes de computadores. Ler o material teórico relativo a esta nossa quarta unidade.
Realizar as atividades de sistematização sobre os conceitos-chave tratados na nossa unidade. Participar ativamente da nossa atividade reflexiva, que será realizada através da produção de um documento escrito sobre linguagens de programação.
Consulte as nossas indicações de referências complementares sobre o assunto desta nossa unidade. Desejo muito sucesso a todos ao final desta unidade!
5
Unidade: Software
Contextualização
Nosso objetivo, nesta segunda unidade de conteúdo, será estudar, de um ponto de vista mais aprofundado, a componente de software de um ambiente operacional. Software configura-se como um elemento essencial na organização de qualquer ambiente operacional. Um sistema operacional, por exemplo, é um exemplo típico de um software, chamado software básico. Outro exemplo importante são os compiladores e interpretadores, que permitem a implementação de um software através de linguagens de programação.
Neste contexto, a correta compreensão dos diversos tipos de software é essencial para