Revolu O Russa E Biografias Israelvieira8d
1104 palavras
5 páginas
E.E SÃO PAULO DA CRUZBIOGRAFIAS
OSASCO/
2013
E.E SÃO PAULO DA CRUZ
BIOGRAFIAS
SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR
LUCIANO
OSASCO/
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO
CAP.1 – REVOLUÇÃO RUSSA
1.1– SOBRE
CAP. 2 – BIOGRAFIAS
2.1 - LÊNIN
2.2 – TROTSKY
2.3 – Stalin
2.4 – KERENSKY
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A Revolução Russa foi um marco na história mundial ao fazer de um processo histórico ligado às questões socioeconômicas e culturais da Rússia um exemplo de revolução popular capaz de influir em questões políticas internacionais, bem como, na ascensão dos movimentos socialistas. Para entender um pouco melhor suas motivações temos que antes ressaltar alguns pontos que vão desde a crise do poder monárquico até a situação da economia russa.
Segundo alguns estudiosos, como o historiador Maurício Tragtenberg, o socialismo não teve suas ideias completamente aplicadas com o surgimento da União Soviética, contrariando aqueles que dizem que o socialismo foi uma forma de governo frustrada.
CAP.1 – REVOLUÇÃO RUSSA
1. – SOBRE
Já no século XIX, Karl Marx indicava que as desigualdades do sistema capitalista abririam portas para que as massas trabalhadoras viessem a tomar o poder.
No entanto, a convocação dos trabalhadores em torno dos ideais de Marx parecia ser uma possibilidade remota em face ao desenvolvimento dos Estados liberais enriquecidos pelo favor dado às classes burguesas.
No entanto, a ocorrência da Primeira Guerra Mundial proporcionou uma possibilidade revolucionária que estremeceu essa ordem cingida pela burguesia capitalista.
No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico onde as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente.
Nas cidades, a burguesia tinha um papel político limitado e não tinha apoio devido para a configuração de uma economia industrializada.
CAP. 2 – BIOGRAFIAS
2.1 - LÊNIN
Este, aos 21 anos fazia parte de um grupo