Teoricamente Falando!
Com relação aos três tipos dessas unidades do relevo, pode-se afirmar que
a)as planícies são constituídas a partir de atividades erosivas com elevada atuação nas bordas das bacias sedimentares.
b)as depressões são formadas por desgastes e deposições quaternárias de sedimentos recentes de origem marinha ou fluvial.
c)os planaltos, com exceção dos residuais Norte-Amazônicos, possuem características originadas por processos de acumulação nas bordas das bacias sedimentares.
d)os planaltos são subdivididos em bacias sedimentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, núcleos em intrusões cristalinos arqueados e cinturões orogênicos.
(Fgv) As áreas assinaladas no mapa por X-Y-Z correspondem, respectivamente, às seguintes unidades do relevo brasileiro
a) Pantanal do rio Guaporé; planalto e chapada dos Parecis; depressão Sul - Amazônica; depressão periférica da borda leste do rio Paraná; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
b) Pantanal Mato-gGrossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná, depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
c) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão Araguaia - Tocantins; planaltos e chapadas do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
d) Pantanal do rio Guaporé; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
e) Pantanal Mato-Grossense; planalto e chapadas dos Parecis; depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
(UEL) De acordo com a classificação do