Teorias transitivas
Bacharel em Administração de Empresas
Pós Graduado em metodologia do Ensino
Superior
E-mail:
» 1 - Conceitos de Hardware
Introdução
A Informática atua em todas as áreas do conhecimento humano. A sua utilização passou a ser um diferencial para pessoas e empresas, visto que, o controle da informação passou a ser algo essencial para se obter maior flexibilidade e lucro no mercado globalizado. Assim, o profissional, que melhor integrar sua área de atuação com a informática, atingirá, com mais rapidez, os seus objetivos e, consequentemente, o seu sucesso.
Então o que vem a ser um computador?
É um sistema constituído por HARDWARE ( parte física ),
SOFTWARE ( parte lógica e PEOPLEWARE ( usuário ).
A Informação pode ser entendida como a medida da redução da incerteza sobre um determinado estado de coisas, por intermédio de uma mensagem.
Muitas vezes, os conceitos de “dado” e “informação” são confundidos.
• Dado é o fato bruto e por si só, pode ou não ser relevante.
• Informação vem do latim “informare”, que significa “DAR
FORMA”.
Podemos concluir então, que a informação usa como matéria-prima os dados.
Como Afirma Peter Druker “informações são dados dotados de relevância e propósito”. Portanto, informação pode ser entendida como dados moldados de uma forma significativa e útil para as pessoas.
A informação pode ser dividida em:
Informações Operacionais: São aquelas no dia-a-dia da empresa em nível operacional e adquiridas internamente, com finalidade de controle.
Frequentemente, são geradas manualmente: pedidos de vendas ou compras, requisições internas, etc.
Informações Gerenciais: São aquelas utilizadas para tomada de decisões em nível tático ou gerencial, com finalidade de acompanhamento e planejamento.
Como devem apresentar características de: quantidade, oportunidade, conteúdo e qualidade, normalmente as encontramos nos Sistemas de Informações da Empresa.
Quais sejam: relatórios gerenciais de