Resenha Análise Institucional
O texto de Fernando Limongi traz estudos comparativos de forma clara e objetiva ao leitor. O Autor trabalha a questão do Novo Institucionalismo, que parte do conceito que Instituições moldam o resultado político.
Partindo desse ponto temos que analisar as escolhas feitas pela sociedade em esferas não econômicas, pois elas apresentam uma série de características negativas. É preciso pensar se as escolhas individuais geram resultados estáveis e qual o resultado de uma decisão coletiva pensada a partir da agregação de preferências individuais. Para responder tais questionamentos o autor levanta a teoria de dois estudiosos: Kenneth J. Arrow (1963) e Richard D. McKelvey (1976).
Arrow apresenta o Teorema da Impossibilidade, que se traduz na “... impossibilidade de uma decisão social única e estável. Isto porque, dada uma certa configuração das preferências individuais, a decisão social entre, digamos, três opções pode ser não-transitiva...”
Apesar de o autor chegar à conclusão de que mesmo que as preferências individuais sejam conhecidas, é impossível saber qual a preferência da coletividade, eu particularmente discordo, porque uma vez estudando o Teorema de Arrow é claramente percebível que na verdade o que existe é um ator que conhece a preferência da maioria e usa desse conhecimento (e de seu cargo) para guiar o jogo político, determinando o que se vota e qual a ordem dessa votação. Ainda nesse entendimento, concluo que o que temos é uma Poliarquia (Dahl) ou um ensaio de Democracia.
NOME: Renata Damasceno de Sousa
TURMA: Gestão Pública – 4º Período
Análise Institucional
O texto de Fernando Limongi trás estudos comparativos de forma clara e objetiva ao leitor. O Autor trabalha a questão do Novo Institucionalismo, que parte do conceito que Instituições moldam o resultado político.
Partindo desse ponto temos que analisar as escolhas feitas pela sociedade em esferas não econômicas, pois elas apresentam uma série de características