Projeto de pesquisa ex.
TEORIAS TRANSITIVAS DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso Superior de Administração da Faculdade Decisão - FADEC, para obtenção do diploma de graduação.
Prof.
Faculdade Decisão
Curso de Administração
Florianópolis, 2011
TEMA
PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA OU SOCIOLOGIA NA TEORIA ADMINISTRATIVA.
OBJETIVO GERAL
Os propósitos a serem alcançados sobre o início da aplicação da psicologia ou da sociologia na teoria administrativa, indicação das primeiras tentativas desta aplicação, explorar o conceito de organização como um sistema social e como sistema cooperativo e racional. Aplicando na administração atual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Mostrar as principais teorias que antecederam a abordagem humanística na TGA. • Identificar as primeiras tentativas de aplicação de conceitos da psicologia ou sociologia à TGA. • Explorar o conceito de organização como sistema social, cooperativo e racional. • Aplicação destas teorias na atualidade.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a importância atualmente da aplicação da piscologia na administração, venho através de pesquisas, informar o papel da psicologia nesta área, buscando aprimorar o conhecimento sobre tal assunto.
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
Em meio à Teoria Clássica, apareceram alguns autores que, apesar de defenderem alguns dos princípios clássicos, iniciaram um trabalho pioneiro de revisão, de crítica e de reformulação das bases da teoria da administração.
Podemos dizer que o ponto em comum desses autores é a tentativa de aplicação de certos princípios da Psicologia ou da Sociologia na teoria administrativa.
Os principais vultos das teorias transitivas são: Ordway Tead, Mary Parker Follett, Chester Barnard, Oliver Sheldon, cada qual com sua importância neste peoriódo de transição. Além de