Teorias Sistêmicas
Por que estudar a personalidade?
Somos todos fascinados pelas pessoas, frequentemente perguntamos como e por que motivo as pessoas são tão diferentes umas das outras e por que elas se comportam da forma que se comportam. Por que alguns lutam contra seus sentimentos quando outros não o fazem? Por que alguns parecem ser capazes de sair-se bem em áreas em que outros, aparentemente de mesma capacidade fracassam?
A personalidade é a parte do campo da psicologia que mais considera as pessoas em sua totalidade, como indivíduos e como seres complexos. Que métodos de pesquisa são utilizados para estudar de que maneira as pessoas diferem entre si e as causas dessas diferenças.
Os métodos de pesquisa utilizados por psicólogos da personalidade são, provavelmente, muito mais sistemáticos e livres de erros ou tendências do que aqueles que a maioria de nós utiliza em nossas observações diárias do comportamento humano.
Definição de personalidade
O campo da personalidade diz respeito àquilo que é geralmente verdadeiro das pessoas, a natureza humana, assim como às diferenças individuais. O estudo da personalidade concentra-se não apenas nos processos psicológicos, mas também nas relações entre esses processos. Compreender como esses processos interagem para formar um todo integrado frequentemente envolve mais do que entender cada um separadamente. As pessoas funcionam como um todo organizado, e é a luz dessa organização que devemos compreendê-las.
A personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos. De particular interesse para nós é a maneira como esses pensamentos, sentimentos e comportamentos se relacionam entre si para formar o indivíduo único e peculiar.
Estrutura
O conceito de estrutura refere-se aos