Teoria sistemica
Conceito de sistema
Segundo um dos vários conceitos de Chiavenato (2000) citado por Lehmkuhl, Da Veiga, & Cavalcanti (2008) sistema consiste em um conjunto de elementos que interagem entre si dando a origem a um produto ou resultado final e esse mesmo resultado é maior que a soma dos resultados, ou seja, se os elementos trabalhassem individualmente o resultado seria inferior.
Teoria dos sistemas
O biólogo Von Bertalanffy foi o criador da Teoria Geral de Sistemas (Caldeira, 2008), naturalmente esta teoria torna-se mais complexa consoante o número de elementos e respetivas inter-relações entre os mesmos. Devido a diversidade dos sistemas, Chiavenato (2000) citado por Lehmkuhl et al. (2008) sugeriu uma classificação dos sistemas pelos seguintes tipos: i) classificação dos sistemas referente a sua constituição - a)sistemas físicos ou concretos (quando compostos de coisas físicas, reais e tangíveis), ou b)sistemas abstratos ou conceituais (compostos por conceitos ou ideias), ii) classificação dos sistemas referentes a sua natureza – a) sistemas fechados, que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os rodeia, b) sistemas abertos, que é oposto aos fechados, ou seja, quando apresentam relações de intercâmbio com o meio ambiente.
Sistema desportivo
Se visualizarmos o sistema desportivo e as organizações através da lente da Teoria Geral de Sistemas ajuda-nos a perceber as fronteiras especificas de um sistema ou organização e se este for um sistema aberto permite perceber de que forma os sistemas e as organizações importam e exportam a informação e as matérias-primas do meio ambiente. Neste contexto podemos dizer que são sistemas abertos pela razão que ambos apresentam tendências de crescimento, diferenciação e competição devido a interação com o meio ambiente, que levam uma sobrevivência ao longo do tempo das organizações e dos sistemas (Ferreira, Caetano, Neves, & Passos, 2001). A título de exemplo do sistema desportivo é a conferência de