Teoria sistemica
Modelos de organização
Existem vários modelos que implicam na organização como um sistema.
Modelo de Katz e Kahn
O modelo organizacional desenvolvido por Katz e Kahn tem como base a teoria dos sistemas à teoria administrativa. No modelo, a organização apresenta as características típicas de um sistema aberto.
As características de sistemas abertos identificadas, por Katz e Kahn (1987) para o modelo organizacional são as seguintes:
1) Importação (entradas): a empresa recebe insumos do ambiente e depende de suprimentos renovados de energia de outras instituições, pessoas ou meio.
2) Transformação (processamento): os sistemas abertos transformam a energia recebida, processando e transformando seus insumos em um produto acabado ou proporciona um serviço. Isto é, existe uma reorganização das entradas.
3) Exportação (saídas): todos os sistemas abertos exportam certos produtos ou serviços para o meio ambiente.
4) Sistemas como ciclo de eventos: considera-se que o padrão de atividades de uma troca de energia tem caráter cíclico de importação-transformação-exportação, assim o produto exportado para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo. Em uma estrutura social, o fechamento e renovação do ciclo das atividades se reciclam constantemente suas operações ao longo do tempo.
5) Entropia negativa: a entropia é o processo pelo qual o sistema tende a exaustão, desorganização, desintegração e no fim, morte. Para sobreviverem, as organizações sociais precisam deter o processo entrópico. Este é uma lei universal da natureza, no qual todas as formas de organização se movem para a desorganização ou morte. energia, importando mais energia do que expedindo, armazenando para adquirir entropia negativa.
6) Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação: os sistemas abertos recebem insumos que são transformados e processados.
7) Estado firme e homeostase dinâmica –