Teoria Sistêmica
Sumário De Imagens
INTRODUÇÃO
Este trabalho vem sendo desenvolvido há vários dias no intuito de apresentar a formação, características e subtemas da teoria Sistêmica. Resolvemos abordar o conteúdo com maior importância de modo a ser facilmente entendido por todos, ampliando o conhecimento de cada um.
Nosso objetivo é de forma simples e prática, explicar citando alguns exemplos no cotidiano o que é a Teoria Sistêmica e aonde é utilizada, abrangendo diversas áreas dentro de uma empresa ou em nossa própria vida.
1 idealizador
Karl Ludwig Von Bertalanffy (Viena, 19 de setembro de 19 01 — Buffalo, Nova Iorque, 12 de junho de 1972) foi um biólogo austríaco.
Foi o criador da Teoria geral dos Sistemas. Cidadão austríaco, desenvolveu a maior parte do seu trabalho científico nos Estados Unidos.
Bertalanffy fez os seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento.
Os seus trabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a idéia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes.
Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se devem estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolve qualidades que não se encontram em seus componentes isolados. Exemplos:
Temos nas células um exemplo, pois não importa quão profundo o estudo individual de um neurônio do cérebro humano, este jamais indicará o estado de uma estrutura de pensamento, se for extirpado, ou morrer, também não alterará o funcionamento do cérebro;
Um transistor numa central telefônica digital,