proposta metodologica
os professores precisam reconhecer que a educação condiz a uma prática, prática esta que deve ser guiada pela teoria, o que gera mais segurança aos professores e qualidade no ensino. Só assim o nível de ensino passará a ser reconhecido como instituição que acolhe de fato essas crianças, satisfazendo as suas necessidades físicas, psicológicas e educacionais sem distinção ou preconceito quanto às diversidades culturais dos envolvidos neste contexto, principalmente no que diz respeito às crianças. para que haja qualidade no ensino da Educação Infantil, seguindo a determinação das
Leis Nacionais dedicadas ao âmbito educacional, torna-se necessária uma mudança radical a respeito da concepção que seus profissionais possuem sobre a sua real função educativa.
- concepção assistencialista instituída historicamente e que influencia os profissionais desta área de atuação até hoje, principalmente no que diz respeito à classe mais leiga.
- o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas creches e pré-escolas só será possível por meio da institucionalização de uma prática educativa que busque aliar o “cuidar ao educar”, focada no respeito às diversidades culturais de todos os seres humanos envolvidos neste processo. o papel do professor no contexto de aprendizagem é fundamental, já que cabe a ele a responsabilidade de mediar situações junto ao aluno (ativo neste processo) para que suas habilidades e competências sejam desenvolvidas.
O professor necessita apresentar uma formação básica de qualidade para fundamentar a sua prática, pois só assim será competente tecnicamente em seu ambiente de trabalho.
para que haja qualidade no ensino da Educação Infantil, seguindo a determinação das
Leis Nacionais dedicadas ao âmbito educacional, torna-se necessária uma mudança radical a respeito da concepção que seus profissionais possuem sobre