Teorias Psicológicas
2- Em relação aos desvios do objeto sexual, existem objetos que são inadequados como nos fetiches.
3- Sobre a sexualidade, podemos dizer que nenhum autor antes de Freud reconheceu claramente a existência regular de um instinto sexual na infância.
4- Sobre a latência, Freud diz que há a construção de forças psíquicas que irão impedir o curso do instinto sexual.
5- Sobre as manifestações sexuais infantis, segundo Freud, podemos dizer que o instinto de saber, ou de pesquisa, revela que desde cedo as crianças se ocupam de problemas sexuais.
6- (Verificar se está correta) Sobre o texto “a histeria na época romântica: de Mesmer a Charcot”. Uma das questões importantes que se deu nesta época foi a separação das nosografias. Segundo os médicos da época: a histeria seria um apanágio da mulher enquanto a hipocondria do homem; a histeria se apresentava como uma doença aguda enquanto a hipocondria uma doença crônica; a hipocondria para Pinel pertenceria a ordem das alienações mentais enquanto a histeria aos espasmos; a histeria se manifesta por queixas relativas ao funcionamento das vísceras.
7- Em relação a epilepsia, podemos dizer que a histeria é curável pelo tratamento moral.
8- A histeria, segundo Charcot, é uma neurose no mais estrito sentido da palavra, pois não foram achadas nessa doença alterações perceptíveis do sistema nervoso, baseia-se inteiramente em modificações fisiológicas do sistema nervoso, sua essência deve ser expressa numa forma que leve em conta as condições de excitabilidade, deve ser definida pela totalidade dos sintomas que ela apresenta.
9- Quanto às características, segundo Charcot: não criam nada de novo, desenvolvem ou exageram as relações fisiológicas; de modo algum representam uma cópia das condições anatômicas do sistema nervoso; não está situada no campo das doenças orgânicas; são alterações na distribuição normal, do sistema