TEORIA PSICOLOGICA
Após a morte da mãe Nell é encontrada pelo médico da cidade Dr. Jerry Lovell que solicita a ajuda de uma uma psicóloga chamada Dra.Paula,eles passam a conviver com Nell em seu próprio ambiente (a floresta em que viveu até então), passam a comunicar-se muitas vezes através da emoção e a observam para conhecer e se aprofundar sobre o caso. Dr. Lovell defende o modo de vida e a autonomia de Nell, buscando apenas compreendê-la e mostrar o lado bom da convivência com outras pessoas. Em contrapartida, a psicóloga acredita que o melhor seria retirá-la de seu ambiente e interná-la em uma clínica, a fim de estudar o seu caso.
A personagem tem medo de sair à luz do dia e o Doutor utiliza como reforço positivo o alimento. Ao parar de dar o alimento, ele faz com que Nell saia atrás do mesmo, vencendo o medo ela desfruta da recompensa que é o alimento e da sensação agradável de estar ao sol, sentindo o vento ela relembra da infância junto com sua irmã gêmea.
Muitos são os momentos em que a personagem reage com medo: ao ouvir música, ao sentir o flash da máquina fotográfica, ao ouvir o barulho do helicóptero, todas as situações ainda não vivenciadas por ela.
No decorrer do filme aparece o drama pessoal da Doutora, que vivenciou o abandono de sua mãe pelo marido. Essa situação a traumatiza e adulta passa a ser