resenha
Pedagogia 3ª Serie
Referência Bibliográfica
Título da obra: Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano de publicação:1968
Editora: Melhoramentos, 2005
Obra:
Gênero literário: romance juvenil.
Meu pé de laranja Lima descreve a comovente história do traquina Zezé, um pequeno de família bem pobre ,que tem diálogo com o pé de laranja lima e cria um lindo afeto com um bondoso antigo português, Manuel Valadares, mais famoso como “Portuga”.
Trata-se da história de um menino que está iniciando a desvendar o mundo.Ele entende que a vida pode ser reservada por desilusão causadas até por indivíduos próximos e amados.Percebe de perto a ausência de assimilação e a barbaridade do seu pai .Percebe de que existir, em algumas situações ,pode ser aproximadamente de imensa dor, como na oportunidade da perca de pessoas peculiar.Mas ,entende que , mesmo assim, é provável testar instante únicos, de muito contentamento e seleção de amigos verdadeiros são momentos mais marcantes.
Já havia lido Meu Pé de Laranja Lima quando estava estudando magistério na escola, os professores incentivavam para termos o gosto pelas literaturas e o gosto pela leitura foi quando o escolhi em uma das minhas idas à biblioteca,esse clássico essa incrível obra.
Meu Pé de Laranja Lima conta a história do garoto Zezé, uma criança de 5 anos cuja fantasia imaginável, um menino curioso, açorado e de um grande coração. Zezé vem de uma família pobre, ele tem muitos irmãos e sua família é obrigada a se mudar de casa de onde vivem pois devem aluguel e devido seu pai está sem trabalho.
Apesar de ter todo esse amor pela cultura e pela existência, o personagem é muito orientado e curtia pregar peças quem passava ruas. Por causa dessas traquinagens Zezé acabava sempre no castigo, com surras não somente pelos seus pais, mas por seus irmãos mais velhos. Me dava uma enorme dor no coração nas passagens em que Zezé levava as surras