teorias de Hegel
Hegel (1770-1831)
Georg Wilhelm Friedrich Hegel,nasceu em Estugarda em 1770.Depois de ter sido tutor em Berna e em Francoforte,Hegel foi professor na Universidade de Jena entre 1801 e 1806.Morreu de cólera em 1831.Hegel construiu um complicado sistema metafísico em grande estilo,sem aparentemente se deixar pertubar pelas vigorosas objeções de Kant ao empreendimento de projetos desta natureza.
Sob um ponto de vista,Hegel pensava que a estrutura subjacente ao mundo podia ser compreendida mediante a apreensão do conteúdo de certos conceitos ou categorias fundamentais,os quais se encontrariam relacionados uns com os outros de modo a formar uma série ou progressão autodeterminante.
HISTÓRIA FILOSÓFICA O Espírito Cósmico e a História
A natureza física desempenha o seu papel na História do Mundo,e importará ter em conta as relações naturais básicas assim implicadas.Mas o Espírito,bem como o curso do desenvolvimenta,é o nosso objetivo essencial.No presente não é oportuno expor a ideia de Espirito especulativamente,porque tudo que tenha lugar numa introdução deve,como já se observou,ser tornado como simplesmente histórico;algo considerado como já tendo sido explicado e comprovado noutro lugar,ou cuja demonstração aguarda a confirmação da própria Ciência Histórica.
A questão dos meios pelos quais a Liberdade se desenvolve num Mundo conduz-nos ao fénomeno da própria História.Embora a Liberdade seja em princípio uma ideia incoativa,os meios que usa são externos e fenoménicos e oferecendo-se na História à nossa visão sensível.
As vastas acumulação de vontades,interesses e actividades constitui os instrumentos e os meios que o Espírito cósmico usa para atingir o seu objetivo,tornando-o consciente e efetivando-o.
As temerosa consolação-a de os homens históricos não terem tido o prazer do que se chama felicidade,e da qual só é susceptível a vida particular (e isto