Educação
A
José Aldo Camurça de Araújo Neto*
A categoria “reconhecimento” na teoria de Axel Honneth
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a categoria reconhecimento na teoria de Axel
Honneth. Para tanto, o autor recorre aos escritos juvenis de Hegel no período de Jena. Neste período, Hegel desenvolve uma teoria da intersubjetividade que propicia a elaboração do termo reconhecimento como um pano de fundo onde se dão os conflitos. É neste contexto que Axel Honneth desenvolve sua teoria crítica em sua obra Luta por Reconhecimento.
Palavras-chave: Reconhecimento; intersubjetividade; conflito; crítica; luta
AbstRAct
This article analyzes the category in recognition of Axel Honneth theory. To this end, the author uses written juveniles of Hegel in Jena. During this period, Hegel develops a theory of intersubjectivity that encourages the development of term recognition as a backdrop where conflicts. This context, that Axel Honneth develops its critical theory in his struggle for Recognition.
Key words: Recognition; intersubjectivity; conflict; critical; fight.
∗
Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFC/FUNCAP
.
Argumentos, Ano 3, N°. 5 - 2011
139
Introdução
A filosofia política contemporânea vem assistindo a um acirrado debate em torno da noção de reconhecimento. Um crescente número de autores, de diversas áreas científicas, debruça-se sobre o tema. Autores como
Charles Taylor e Axel Honneth, por exemplo, podem ser considerados os expoentes maiores do assunto. Ambos retomam, na filosofia hegeliana, a importância do reconhecimento intersubjetivo na auto-realização de sujeitos na construção da justiça social.
Seja para abordar os dilemas do multiculturalismo nas sociedades modernas, seja para compreender os possíveis efeitos das políticas públicas que se intitulam, muitas vezes, inclusivas, ou para diagnosticar os desrespeitos cometidos pela maioria sobre as minorias, o conceito de reconhecimento mostra-se um mecanismo bastante