Analise cinesiologica do salto em altura
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FAEF
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
DISCIPLINA: CINESIOLOGIA
ANALISE CINESIOLÓGICA DO SALTO EM ALTURA: MEMBROS SUPERIORES
AMANDA OLIVEIRA ALUÍZIO ALVES
MARA RAFAELA
FEVEREIRO/2014
MOSSORÓ/RN
AMANDA OLIVEIRA ALUÍZIO ALVES MARA RAFAELA
ANALISE CINESIOLÓGICA DO SALTO EM ALTURA: MEMBROS SUPERIORES
Este trabalho foi direcionado pelo professor Luís Marcos Medeiros Guerra, como requisito para terceira avaliação da disciplina de cinesiologia.
FEVEREIRO/2014
MOSSORÓ/RN
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O esporte é uma das mais importantes ferramentas de inserção e ascensão social existente dentro de uma sociedade. Foi através da prática esportiva que as mais diversas camadas sociais se comunicaram de maneira aberta e direta, beneficiando grandiosamente as pessoas, pois reduz a possibilidade do aparecimento de doenças contribuindo para a formação física e psíquica (GÁSPARI; SCHWARTZ, 2001).
A ação motora “saltar” é um movimento esportivo fundamental e está presente em variadíssimas modalidades esportivas. Partindo do principio que muito do sucesso esportivo assenta nesta ação, a otimização deste gesto é de extrema importância para o melhor desempenho esportivo, uma das formas de o fazer é realizar um balanço com os membros superiores. Com base nisso que nos saltos, tal como em varias modalidades esportivas os membros superiores são utilizados de forma energética durante a saída do solo para aumentar a performance, tornando-se assim, nos saltos mais comumente realizados. (MOURÃO; GONÇALVES, 2007).
Pesquisadores da área aprofundam os conhecimentos