hhhh
Dentre os padrões específicos de movimentos optou-se pela abordagem das fases de aproximação, salto, ataque e recuperação. Por sua vez, cada uma destas fases consiste de vários outros padrões de movimento integrados com precisão.
As jogadas
Aproximação:
Esta fase inicia-se com o jogador em posição, com um pé a frente do outro, e o corpo em posicionamento ereto, com o peso deslocado para o pé que está adiante. O pé que se encontra colocado à frente no posicionamento é o resultado de um trabalho de um número determinado de passadas de aproximação executadas e da mão a ser usada na cortada, já que o pé oposto à mão a ser utilizada está ligeiramente adiante do outro pé no ponto de impulso do salto. A chave é maximizar a velocidade horizontal da aproximação de modo que a altura vertical máxima possa ser conseguida durante a fase do salto, ao mesmo tempo, que coloca o corpo em posicionamento espacial e temporal favorável para a jogada (2,9).
O pé mais perto da rede deverá ser aquele oposto à mão utilizada na cortada do voleibol. O outro pé, que se encontra em posição distal à rede, então se aproxima em direção ao pé junto à rede para o impulso do salto vertical completando a técnica de aproximação. Quanto mais longa a passada final de aproximação leva à flexão das três articulações dos membros inferiores que, juntamente com a movimentação de braços para baixo e para trás em posição de hiperextendido da articulação do ombro, abaixa o centro de gravidade preparando para o salto vertical. Também ocorre uma ligeira flexão de tronco ao final da aproximação,