hhhh
FLORIANÓPOLIS
2013
SUMÁRIO
RESGATE HISTÓRICO
Ao contrário do que muitos pensam a política não se dá apenas com a política institucional estatal. Os seres humanos são políticos, praticam no cotidiano a todo instante a política, tanto dentro do contexto institucional ou nas relações sociais do dia a dia. O que existe na verdade são políticas, diferentes e variadas propostas de política dentro da sociedade, que desejam alcançar o poder, atividade política fundamental. Porém, a política que hoje nós reconhecemos é a política conhecida como o poder de governar. Tal palavra provém do grego “politéia” e era usada para se referir a tudo relacionado à vida em coletividade e urbana, civil. Ou seja, tudo que era relacionado à polis (Cidade-estado). Com o surgimento destas, nasceu junto a preocupação em administrá-las bem.
Sendo assim, a política é tudo aquilo que representa a vontade geral de uma coletividade, que tem a função de organizar metas e ações a serem alcançadas. Há a necessidade da sociedade se organizar de tal maneira que os desejos e ambições pessoais não tenham soberania sobre a vontade coletiva. Com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo.
Notou-se que era essencial a existência de alguém para governar, exercer o poder. Daí surge os partidos políticos, como em um governo que é quem define as metas de um povo, baseando-se em suas metas originais antes de chegar ao poder. Tais metas vêm da onde surgiu o partido, sua ideologia. Os movimentos sociais, sindicatos de classe de trabalhadores e igrejas são grandes influenciadores da criação e influência de partidos políticos. Os partidos podem ser criados a partir de ideias de uma minoria política ou para se opor ao governo atual, devido à insatisfação. Com o partido ou movimento criado, cria-se a necessidade de chegar ao poder.
Maquiavel, considerado o