a origem do circo
O circo continuou sendo um grande espetáculo mesmo após a invenção do cinema e televisão. Aliás, você sabia que muitos programas de auditório famosos da TV brasileira foram inspirados em circo e que a televisão tem até o apelido decirco eletrônico?
Qual a Origem do Circo
Alguns historiadores acham que a origem do circo está ligada ao hipódromo grego, um lugar na Grécia Antiga, onde aconteciam corridas de cavalos. O mais certo é que se originou na Roma Antiga; embora estes espetáculos tivessem muita crueldade, eles se pareciam com os do circo como conhecemos hoje.
Na idade Média, existiam espetáculos de saltimbancos: equilibristas, malabaristas, ilusionistas ou palhaços, que viajavam e apresentavam seus números pelas feiras e vilarejos.
Descobertas e Atrações do Circo
Por volta de 1770, um amestrador de cavalos chamado Philip Astley, descobriu que quando os cavalos corriam em circulo eles atingiam uma velocidade maior devido a força centrípeta. Ele resolveu usar isso em suas apresentações e assim nasceu o picadeiro, este palco circular do circo como conhecemos até hoje. Ele fixou o tamanho desse picadeiro em 13 metros de diâmetro, que até hoje continuam sendo o mais comum.
Depois acrescentou ao espetáculo saltimbancos e palhaços. O circo moderno estava inventado. Viajou com seu circo da Inglaterra para a França onde fez grande sucesso: era o começo dos circos internacionais.
Aos poucos, todo tipo de artista foi levado para o circo: dançarinos, ginastas, atores, mágicos além dos animais. Durante o século XIX o circo viveu seu auge: com música, cenografia, figurinos tornou-se um espetáculo completo.
O circo desenvolveu-se por todo o mundo como uma autêntica arte cênica. Ao mesmo tempo internacional e regional, possuindo diferenças em seus espetáculos em cada parte da Terra.
Vida e Trabalho no Circo
Como trabalhar no circo é também viajar e morar junto, muitas companhias circenses são formadas por